04 OUT 2018
Campanha Outuro Rosa 2018

As Equipes de Atenção Básica do município de Cássia realiza em outubro mais uma edição da campanha “Outubro Rosa” em todas as unidades de atendimento à população. Entre as ações estão palestras, caminhadas e atividades diversas de auto estima. Com o tema “Abrace esta causa que preserva a vida. Lembre-se de que você também precisa de cuidados” o movimento municipal tem o objetivo de chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama e do colo do útero, destacando a importância da mobilização social, prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina brasileira, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Ainda segundo o INCA, neste ano, a estimativa de casos chega a 16.340. A prevenção deve ser rotina e, neste momento, queremos intensificar a adesão das pessoas. Lembrando que o mês de outubro é dedicado à saúde da mulher, mas o câncer não ocorre de acordo com determinada idade, ou sexo, por isso, devemos estar sempre atentos. Procurem pelas unidades de saúde perto de sua casa e participem deste movimento na luta contra o câncer.