14 AGO 2018
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO Nº 02/2018: SITUAÇÃO DA GRIPE (INFLUENZA) EM CÁSSIA

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Os vírus Influenza são os mais frequentemente identificados nos casos de Síndrome Gripal (SG) e também nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas a infecção pela doença pode causar sintomas que se confundem com os encontrados em diversas outras infecções virais e bacterianas. A Síndrome Gripal, manifestação mais comum da doença, se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Quando estes sintomas vêm associados a uma dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, o quadro apresentado é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – a notificação às autoridades de saúde é obrigatória na ocorrência de hospitalização ou óbitos.

Acredita-se que o H1N1 possa ser transmitido da mesma maneira pela qual se transmite a gripe comum. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, elas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou o nariz.

A prevenção da gripe  incluem:

• evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
• lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;
• sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
• manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;
• não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
• caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
• evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

A vacinação é uma estratégia de prevenção. Ela é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o risco de formas graves da doença. No geral, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e, em média, confere proteção de seis à doze meses, sendo que o pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas da vacinação.

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS EM MINAS GERAIS

Em  2018, foram confirmados no estado de Minas Gerais, até o momento, 252 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza (gripe). Foram notificados sessenta e quatro (64) óbitos associados ao vírus da Influenza.

Dos 252 casos de SRAG causados pela Influenza: 8 foram de Influenza B; 66 de Influenza A HINI; 82 de Influenza AH3 e 96 de Influenza A não subtipado.

Vale ressaltar que os casos confirmados, e os óbitos  são de pessoas que não quiseram tomar a vacina.

NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE GRIPE EM CÁSSIA/MG

Notificados

Confirmados

Negativos

Óbitos

Fonte: SINAN Influenza

TRATAMENTO

Até a Semana Epidemiológica 30, do total de casos de SRAG que foram associados a influenza no grupo com fator de risco declarado, 25,9% ( 51 / 197 ) foram tratados oportunamente – até 48 horas – com antiviral e no grupo sem fator de risco , 29,1% ( 16 / 55) foram tratados oportunamente. Dos óbitos de SRAG por influenza, no grupo com fator de risco declarado, 8,0% ( 4 / 50 ) foram tratados oportunamente com antiviral e no grupo sem fator de risco, 28,6% ( 4 / 14) foram tratados oportunamente.

RESULTADO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA GRIPE 2018  EM CÁSSIA

GRUPO PRIORITÁRIO

POPULAÇÃO

Nº DOSES APLICADAS

COBERTURA  %

Crianças

85,43%

Trabalhador de Saúde

103,99%

Gestantes

75,58%

Puérperas

128,57%

Idosos

107,23%

Professores

147,01%

101,82%

Fonte: SIPNI/DATASUS/MG

A campanha de vacinação contra a gripe continua, o público-alvo que tem direito a vacina são as crianças de 6 meses a 9 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma, enfisema pulmonar, cardiopatas, DPOC,trabalhadores da saúde, professores e idosos( acima de 50 anos), sem data para encerramento. Procure pelo Posto de Saúde (Rua Monsenhor Geraldo, 285)  para maiores informações.

Produção: Enfª Juliana Guimarães (Coordenadora de Vigilância em Saúde Municipal)

Enfª Isabel Cristina Rodrigues (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica)

FONTES DE DADOS:

www.saude.mg.gov.br