08 NOV 2022
INFORMAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Atenção, pais ou responsáveis! Começa na próxima quarta-feira (09/11) o Cadastro Escolar 2023 para os alunos que desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais ou aqueles que precisam mudar de escola. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), no período de 9 a 30 de novembro, no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

*Quem deve se inscrever*

Deverão se inscrever no SUCEM as crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino. Os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham mudar de endereço, também devem realizar o cadastro no SUCEM.

*Encaminhamento para a matrícula*

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no SUCEM será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.