13 JUN 2018
Alunos da UNESP/ Presidente Prudente conhecem potencial turístico de Cássia

Liderados pela professora de Geografia do Turismo, Claudemira Ito, e pelo professor de Geografia Física/Biogeografia, José Mariano, um grupo de 30 alunos que cursa o 2° ano de Geografia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, fez um trabalho de campo de dois dias em Cássia. Assim que chegaram à cidade, na noite de quarta-feira, 6 de junho, encantados, fizeram muitas fotos no centro da cidade. Eles ficaram alojados no Poliesportivo.

Receptividade
Na quinta de me manhãzinha, antes de partir para o primeiro dia de campo, o prefeito Marco Leandro Almeida Arantes/Kito Arantes, a vice e secretária de Desenvolvimento e Habitação, Conceição Aparecida Silva/Cida e secretários foram conversar com o grupo para dar-lhes as boas vindas. Acompanhados dos secretários Jonas Cunha (Educação), José Augusto Tambini Pinto/Putika (Esporte, Cultura e Patrimônio Histórico) e José Eduardo Almeida (Turismo e Lazer), professores e os estudantes da UNESP visitaram a Empresa de Laticínios Orolatte, conheceram o Jequitibá milenar. À tarde, na região do Resfriado, conheceram todo o processo pelo qual passa o café antes de chegar à xícara, da colheita ao beneficiamento.

Academia
A tarefa do final da tarde ficou a cargo da Academia Cassiense “Paulo Gama”. A acadêmica Patrícia Reis de Melo Pinto Fernandes, historiadora, deu uma palestra elucidativa sobre a história de Cássia do passado e do presente e do que temos atualmente. A palestra aconteceu na Casa da Cultura. A professora Patrícia foi muito aplaudida pelos alunos.
Antes, o Coral dos Pequenos Cantores de Cássia fez uma apresentação que emocionou os estudantes.
Na manhã de sexta-feira, após o almoço, o grupo seguiu para pesquisas de campo em Capitólio e São Roque de Minas. Eles ficaram impressionados com a receptividade. “Nos sentimos como se estivéssemos em casa. Cássia é maravilhosa”, agradeceu o professor José Mariano. Nesta terça-feira, 12 de julho, eles pernoitaram em Cássia e retornaram à cidade de origem.