28 DEZ 2021
CÁSSIA REALIZARÁ CASTRAÇÕES DE CÃES E GATOS NO PROGRAMA PRODEVIDA.
CÁSSIA REALIZARÁ CASTRAÇÕES DE CÃES E GATOS NO PROGRAMA PRODEVIDA.

O município de Cássia com o empenho da administração e vice-prefeito em parceria com a  Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – CONSÓRCIO AMEG, realizará a partir desta semana castrações de cães e gatos no Programa Regional de Defesa da Vida Animal – PRODEVIDA, através de sua unidade móvel de castrações e  com a Clínica Veterinária Santa Rita.

A programação busca atender tanto o público morador da zona urbana quanto rural. O coordenador geral do projeto e secretário executivo do Consórcio AMEG, Henrique Rodarte, em visita ao município e à clínica credenciada, na companhia do vice-prefeito, explicou que haverá um rodízio na disponibilidade do Castramóvel para atender todos os municípios.

Segundo o responsável técnico do projeto, o médico veterinário Cláudio Leal Soares, esclarece que cada município terá autonomia para organizar sua lista de atendimentos.

A Clínica Veterinária Santa Rita fará as cirurgias no perímetro urbano, já os atendimentos na zona rural começarão na Região do Itambé e acontecerão na Unidade Móvel de Castração.
Para participar entre em contato no Clínica Veterinária Santa Rita na rua Com. Antenor Machado, 233 no centro.  O cadastro pode ser feito através do WhatsApp: 35 9 9865-2775 com as seguintes informações: nome completo; CPF; endereço; telefone e quantidade de animais na casa entre machos e fêmeas.

Critério para estar participando: famílias carentes que não tem condições de arcar com a castração. Cães e gatos de raça, no momento, não estarão participando do programa. Feito o cadastro a equipe da clínica entrará em contato com os responsáveis, pois já existe uma lista com mais de 200 animais à espera.

A AMEG informa que o projeto também prevê, paralelamente, a realização de um programa de educação ambiental e guarda responsável. Tutores que tiverem a intenção de submeter seus pets à esterilização, deverão participar de palestras nos dias de procedimentos, com temas como "O que é Guarda responsável e como exercê-la?", "Bem-estar animal", "Maus tratos a animais", "Por que castrar seu animal?", "Adoção x Compra de Animais" e "Zoonoses e Saúde Pública".

Fonte: AMEG.