19 AGO 2021
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA 1º ENCONTRO SOBRE FAMÍLIA ACOLHEDORA EM CÁSSIA, MAIS UM PASSO NA CONQUISTA EM DEFESA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Nesta quarta dia 18 de agosto das 14h às 17h o 1º Encontro da Família Acolhedora de Cássia.
O objetivo é levar conhecimento da rede de proteção da Criança e do Adolescente; Esse encontro foi ministrado pela psicóloga e advogada da Comarca de Passos Tatiana Capute Posancini.
Estiveram presentes a esse encontro a equipe do CREAS, do CONSELHO TUTELAR, do CRAS, a ASSISTENTE SOCIAL DA COMARCA DE CÁSSIA E A PROCURADORA DO MUNICÍPIO.
O Serviço de “Família Acolhedora”, é o acolhimento provisório que consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para acolher em suas residências, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, afastados do convívio familiar através de medida protetiva, em função do abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
Com a criação do programa da família acolhedora esperança é que as crianças e adolescentes sejam protegidos por suas famílias e com seus direitos garantidos, tendo a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos e reincidências, e desinstitucionalização de crianças e adolescentes.
A psicóloga e advogada da Comarca de Passos Tatiana Capute Posancini, esteve na Secretaria de Comunicação onde deu entrevista na Rádio Cultura FM, explicando a importância desse encontro e do projeto, Família Acolhedora.