07 MAI 2021
PROGRAMA PRO-MANANCIAIS REALIZA CERCAMENTOS DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.

Esta semana, iniciou-se uma nova etapa do Programa Pro-Mananciais no Município de Cássia MG. A COPASA, através de empresa licitada, deu andamento na realização de cercamentos de Áreas de Preservação Permanente – APP’s na Região da Serra da Saudade.
Se trata de um programa desenvolvido pela COPASA, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Emater, coordenado pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente, que visa a preservação dos mananciais e foi desenvolvido dentro dos critérios de sustentabilidade, buscando o equilíbrio econômico social e ambiental para que as futuras gerações possam garantir o suprimento de água de qualidade para a vida humana e o ecossistema no qual está inserida: a vida no planeta terra. O programa segue a mesma filosofia do premiado projeto “Cultivando Água Boa”, que foi implantado nos municípios lindeiros da Usina de Itaipu, e não tem custos para o Município, sendo totalmente subsidiado pela COPASA.
A região rural escolhida para desenvolvimento do programa foi a  microbacia do Córrego do Onça, principal fonte de abastecimento de água na cidade.
Fazem parte das atividades do Pro-Mananciais ações como a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de captação de água de chuva, cercamento de APP’s e reflorestamento, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de dejetos (fossas sépticas e biodigestores) e prevenção de incêndios florestais, dentre outras.
A Prefeitura Municipal em parceria com a EMATER, realizou todo planejamento do Programa e levantamentos necessários para início da concretização desse sonho. Foram realizadas palestras Ambientais demonstrando  a importância da preservação ambiental para nossas águas e nosso planeta, plantio de mudas de árvores em APP’s de loteamentos, com envolvimento de alunos das escolas públicas, realizadas várias reuniões com produtores rurais e envolvidos das comunidades rurais para explicar o programa e esclarecer dúvidas.
Em paralelo aos cercamentos, teremos o plantio de mudas no período chuvoso, construção de bebedouros adequados para animais e adequação de estradas rurais.
Um programa ambiental de grande valia para o nosso Município e para toda região do Córrego da Onça.